FONTES PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS / MANGÁ

Acredite, por mais que a sua arte, disposição de quadros, arte finalização e cores estejam impecáveis, se o seu texto estiver incompreensível e fora da linha estética do seu trabalho, a sua obra será prejudicada.

Por este motivo, escrevemos este artigo reunindo várias dicas sobre a escrita nos balões, além de listarmos algumas fontes que podem ser usadas na sua história em quadrinhos ou mangá.

 

DICA 1 – CARACTERES MAIÚSCULOS 

Para facilitar o processo de leitura sugerimos que a sua fonte tenha todos os caracteres maiúsculos:

Nas legendas você pode optar entre escrever normalmente ou colocar todos os caracteres maiúsculos. Alguns autores também alteram a fonte, usando uma para os balões e outra para a legenda:

DICA 2 – SEM SERIFA

Além disso, escolha uma fonte que não tenha serifas (aqueles tracinhos decorativos que ficam nas bases das letras, sabe?):

É importante escolher bem quais serão as fontes usadas em seus balões e legendas, e para te ajudar neste processo, criamos uma lista com as melhores fontes para histórias em quadrinhos e mangás que encontramos.

 

DICA 3 – DISPOSIÇÃO DO TEXTO NOS BALÕES

Tome cuidado com a forma que o seu texto é colocado nos balões. Centralize as palavras para que a estética das páginas fique mais agradável.

Tente fazer com que os caracteres fiquem o mais justificados possível, não tenha medo de separar uma palavra grande em sílabas.

Pode parecer ridículo, mas lembre-se desta regra, o seu texto deve ter a cintura fina ou ser gordinho. 😀

 

DICA 4 – DELIMITAÇÕES DOS BALÕES

Respeite o limite dos balões, não deixe que o texto transborde o limite que você impôs.

 

DICA 5 – TAMANHO DA FONTE

Tome cuidado com o tamanho da fonte, teste o tamanho em diferentes plataformas para se assegurar de que a leitura não será prejudicada.

LISTA DE FONTES PARA BALÕES E LEGENDAS

É só clicar no nome da fonte que você gostar para baixar!

Acme Secret Agent

 

Anime Ace

 

Comic Book Commando

 

SF Wonder Comic

 

Komika Text

 

Wild Words Roman Br

 

LISTA DE FONTES PARA ONOMATOPEIAS

Alguns autores preferem criar as propiás onomatopeias.

Mas existem algumas fontes que podem lhe ajudar caso você deseje inseri-las digitalmente. É só clicar no nome da fonte que você gostar para baixar!

BadaBoom

Crash Landing

Kraash!

 

Existem várias outras fontes que podem se enquadrar nas suas necessidades, basta pesquisar. Listamos alguns sites abaixo onde você poderá encontrar esta e outras fontes para a sua história em quadrinhos e mangá.

1001fonts

Blambot (site que tem foco em fontes para quadrinhos)

Dafont

Font Squirrel

Fonts2u

Netfonts

 

FIQUE LIGADO!

Caso você use algumas dessas fontes para meios comerciais, é necessário que você pesquise se está não possui algum tipo de licença. Algumas das fontes requererem pagamentos para que você possa usá-las.

Além disso, certifique-se se a fonte baixada possui caracteres próprios da língua portuguesa, como os acentos.

 

Lembre-se, o texto é uma parte fundamental da sua história em quadrinhos / mangá, não o ignore pois o menor erro poderá prejudicar todo o conjunto que compõe a sua página.

Dar valor até mesmo aos pequenos detalhes provará para o seu leitor que você está verdadeiramente disposto a entregar o seu melhor.

Você acredita que este artigo pode ajudar mais pessoas? Compartilhe!

 

Quer saber mais sobre os processos básicos da criação de uma HQ?

2 Comentários

  1. FERNANDO MOREIRA MARTINS
    15 de outubro de 2019
    Responder

    Ola, tenho muitas ideias e sinopses de histórias a desenvolver ainda, mas gostaria de saber se ao enviar uma história, devo pagar algum valor ou essa história, pode si pagar os custos de crafta-la depois de ser vendida na tua loja? Gostaria de dizer que tu está iniciando um mercado vasto, quando nós brasileiros se aprofundarmos em confeccionar hqs de peso. Uma plataforma dessas será muito necessaria nos próximos anos.

    • craftcomicbooks
      16 de outubro de 2019
      Responder

      Não é preciso pagar nada pra colocar a venda na Craft, o custo é por conta do leitor. Porém, caso queira uma tiragem de exemplares para você vender em lançamentos e eventos eu só cobro o preço de custo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *